Hoje em dia, diversas empresas e mesmo os cidadãos têm uma preocupação grande com as questões ambientais, e para quem trabalha na estrada, é fundamental saber como ajudar na redução dos impactos ambientais dos caminhões.
Além disso, é preciso entender principalmente as formas de amenizar estes impactos e como estar sempre dentro do cumprimento das leis e normas.
Afinal, os efeitos negativos da degradação do meio ambiente atingem a sociedade como um todo.
Então, se você é um caminhoneiro e quer saber quais os impactos ambientais dos caminhões e as formas de reduzi-los, leia nosso artigo até o final e confira todas as informações.
Quais são os impactos ambientais dos caminhões
Os impactos ambientais dos caminhões iniciam infelizmente desde a sua produção.
Na indústria, os processos produtivos envolvem perdas. Desde sua produção, lá na indústria, já se iniciam os impactos ambientais como por exemplo na forma de subprodutos, que podem causar diversos tipos de poluição.
Podemos exemplificar isso como o caso de emissões de poluentes atmosféricos, geração de resíduos sólidos e também esgotos. Quando estes veículos estão na estrada, eles continuam causando prejuízos ambientais, pois geram alguns poluentes.
Como isso pode gerar danos não só ao meio ambiente como também à saúde das pessoas, é um ponto que requer bastante atenção. O ponto mais importante quando pensamos nos impactos ambientais dos caminhões, sem sombra de dúvida, é a questão do combustível.
Para suportar a carga de energia que é preciso para movimentar os caminhões, a maioria destes veículos utiliza o diesel, que é o combustível mais poluente de todos.
Especialistas afirmam que o diesel polui 7 vezes mais do que os outros combustíveis como por exemplo a gasolina, e nos motores dos caminhões, as misturas entre o ar e o diesel são menos homogêneas.
Este é um tipo de combustível menos volátil e o motor tem a característica de funcionar por ignição espontânea. Para garantir uma combustão completa, é preciso ter excesso de ar na câmara de combustão.
Algo muito comum é que é comum não existir esse excesso de ar, o que acarreta em uma combustão incompleta. Com isso, existe a emissão de fuligem, monóxido de carbono (CO), e hidrocarbonetos.
E não é apenas isso. Além desses poluentes, também são gerados dióxido de carbono, óxidos nítricos, dióxido de nitrogênio e óxidos sulfurosos.
Uma vez que estão no ar, esses poluentes atmosféricos ainda podem reagir entre si ou sofrer quebra pela ação da luz, formando poluentes secundários, como por exemplo o ozônio.
Como trabalhar a redução dos impactos ambientais dos caminhões
Praticamente a preocupação com o meio ambiente é algo geral. Todas as pessoas e empresas procuram manter uma postura ecologicamente correta. Por isso, para ajudar os caminhoneiros, listamos aqui algumas formas de trabalhar com a redução dos impactos ambientais dos caminhões.
Utilize sempre um combustível de qualidade
Mesmo sabendo que o diesel é um dos combustíveis que mais poluem o mesmo ambiente, substituir totalmente essa forma de abastecer os caminhões é uma realidade distante.
Porém, não é por isso que não seja possível fazer escolhas mais conscientes na hora de encher o tanque do caminhão.
Para redução dos impactos ambientais dos caminhões, uma boa alternativa é usar combustíveis com boa procedência, de distribuidores devidamente certificados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Estes combustíveis de qualidade podem aumentar o rendimento, a durabilidade do veículo, e reduzir a emissão de gases poluentes, e, por fim, a redução dos impactos ambientais dos caminhões.
Nunca deixe de fazer uma manutenção preventiva no veículo
Quando pensamos no objetivo das manutenções preventivas, o principal é garantir que o caminhão esteja sempre executando sua melhor performance.
Isso significa que com um melhor rendimento e com menos paradas inesperadas, pode acontecer a redução dos impactos ambientais dos caminhões, porque com uma manutenção de qualidade, isso também se refletirá no processo de combustão.
Cuidado com os caminhões mais antigos
Com uma tecnologia mais defasada, os caminhões velhos geram mais poluição ambiental. Hoje em dia, a tecnologia envolvida na indústria certamente tem uma preocupação muito maior com os impactos ambientais dos caminhões.
Por isso, se está na hora de trocar o seu caminhão, pense que isso pode ser muito importante para a redução dos impactos ambientais. Muitas vezes a emissão de gases em excesso é reflexo de outros problemas do veículo.
Faça treinamento dos motoristas para uma direção econômica
Quando os motoristas dos caminhões são treinados para ter uma direção econômica para economizar combustível, além da redução dos custos operacionais, certamente haverá uma diminuição dos poluentes durante as viagens.
Resumidamente, a direção econômica se refere à prática de conduzir o caminhão da maneira mais eficiente de acordo com o trajeto a ser executado, ajudando assim, na redução dos impactos ambientais.
Isso está relacionado à utilização do veículo (direção, aceleração, frenagem e transmissão) quando o motorista precisa lidar com as situações que surgem ao longo da rota, como subidas, descidas, curvas, retas, paradas e arrancadas.
Assim, o condutor evita o desgaste mecânico, reduz o consumo de combustível, otimiza a eficiência energética do veículo e consequentemente reduz os impactos ambientais dos caminhões.
Várias frotas já oferecem cursos internos de direção econômica. Porém, se você é um caminhoneiro autônomo, é possível buscar os treinamentos oferecidos pelo SEST/SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte).
Conclusão
Falamos aqui de diversas maneiras que o caminhoneiro e as empresas podem ter a redução dos impactos ambientais dos caminhões.
Certamente este é um assunto de suma importância, já que a redução dos impactos ambientais pode ajudar a manutenção do meio ambiente e colaborar com uma maior saúde das pessoas.
Sabemos que é preciso uma mudança de mentalidade e de postura, porém, essa é uma realidade que chegou para ficar, onde todos tem muito a ganhar.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre este e outros assuntos para ajudar o meio ambiente e cuidar melhor do nosso planeta? Acesse no nosso blog e confira outros artigos como este!