Fundamentalmente, ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança em uma tradução simples) nada mais é do que a aplicação do conceito de sustentabilidade no mundo corporativo. E isso envolve também o impacto social.
Trata-se de um conjunto de práticas que dizem o quanto determinada empresa empenha-se a minimizar impactos no meio ambiente. Assim como, importa-se com questões sociais e administrativas, promovendo ações para melhorá-las.
Muitos empreendimentos superam o PIB de seus respectivos países e relacionam-se com pessoas diariamente não só para oferecer soluções, mas criarem uma marca cada vez mais forte.
Dessa maneira, o papel das empresas pode ser muito mais amplo do que em outros tempos, indo para além do foco em lucratividade e expansão do negócio em si.
Por causa da relevância que possuem, elas também devem assumir responsabilidades voltadas à sociedade. Sendo porta-vozes de uma mensagem necessária.
É justamente isso que o ESG busca disseminar nas empresas. Há uma urgência para o combate às ações prejudiciais ao meio ambiente. Do mesmo modo, existem sérios problemas sociais e administrativos a serem resolvidos.
Nesse sentido, entenda por A mais B como você pode amenizar o impacto social da sua transportadora, promovendo ações que valorizam o trabalho dos colaboradores.
ESG: entendendo a importância do “S”
Os princípios do conceito ESG são fundamentais para qualquer área de uma organização. Inclusive, para o setor de transporte. Isso porque, antes de causar reflexões relacionadas à sustentabilidade no público da empresa, eles o fazem no próprio negócio.
Aliás, um dos pilares do ESG, isto é, o “S” (Social), foca em mudanças essencialmente internas nas empresas. Sobretudo, a um de seus maiores ativos: os colaboradores.
A expectativa da disseminação do conceito na dimensão social é que os empreendimentos promovam melhorias nas condições de trabalho, segurança e diversidade, melhorando a relação com seus stakeholders ― colaboradores, fornecedores e clientes.
Na logística, por exemplo, você pode investir em ações que inibam situações de acidentes nas estradas com os profissionais da transportadora. Assim como, tornar sua comunicação mais assertiva, deixando claro quais valores norteiam a conduta da empresa.
Além disso, contratar pessoas com características ímpares pode ser uma excelente forma de enaltecer uma liderança mais diversificada e humanizada em seu negócio.
O ponto é: aprimorando tais processos, o empreendimento passa a ser mais sustentável, cumprindo o objetivo do ESG. Os colaboradores sentem-se mais satisfeitos e, posteriormente, o público começa dar mais importância para assuntos tão fundamentais como estes.
5 práticas voltadas à valorização dos colaboradores na transportadora
Dito isso, é hora de você conferir 5 práticas voltadas à valorização dos colaboradores na transportadora. Elas amenizam o impacto social no setor, promovendo a sustentabilidade pretendida pelo ESG.
1. Invista na capacitação dos colaboradores
Uma das formas de valorizar seus colaboradores é investindo em sua capacitação profissional. Você pode oferecer cursos ou consultorias que os ajudam a melhorar suas habilidades atuais ou adquirir um novo conhecimento importante relacionado com sua área de atuação, por exemplo.
Assim também, é interessante oferecer capacitações para além da profissão dos colaboradores. Atualmente, a população em geral sofre muito com problemas emocionais, porque lhe falta o entendimento e preparo necessário para lidar com os desafios da era pós-moderna.
Outra dificuldade é a comunicação. Muitos dependem do improviso em momentos que precisam dar uma opinião, quando na verdade podem fazê-lo de forma estruturada e assertiva.
Então, os colaboradores verão com bons olhos a oportunidade de aprender aptidões do tipo. Embora muitas vezes deixadas de lado, elas também formam o profissional.
2. Desenvolva a cultura do feedback
A cultura do feedback, por sua vez, é uma ótima forma para não só valorizar seus colaboradores, mas criar um ambiente com essa finalidade. Isso porque, o diálogo passa a ser algo mais aberto dentro da empresa.
Os profissionais recebem apontamentos sobre sua performance, entendendo seus pontos positivos e o que precisam corrigir para encontrar o melhor nível de desempenho.
Desse modo, implementar a cultura do feedback faz a rotina laboral ficar mais agradável, leve e propicia a produtividade. Assim, não há dúvidas de que essa prática fará seus colaboradores sentirem-se valorizados e satisfeitos.
3. Envolva os colaboradores nas decisões
Pensando em valorizar os colaboradores, você também pode envolvê-los em suas tomadas de decisão. Dá voz para os profissionais, reforça o quanto eles são importantes para a empresa.
Para gestores, essa prática ainda traz uma outra vantagem: mais mentes pensando sobre a mesma situação. Isso pode ser determinante para que você encontre a solução com mais facilidade. Sendo uma técnica conhecida como brainstorm (tempestade de ideias) no ambiente corporativo.
4. Ofereça plano de carreira
Valorizar seus colaboradores relaciona-se com preocupar-se com questões para além da profissão em si. Por exemplo, há muitos profissionais da equipe que, embora apresentem um bom desempenho, enfrentam sérias dificuldades para traçar quais serão seus próximos passos.
Nesse sentido, oferecer um plano de carreira faria toda a diferença para que o colaborador pudesse continuar evoluindo, tendo clareza sobre qual caminho deve trilhar.
5. Reconheça os destaques
Nada valoriza mais um colaborador do que reconhecer seu trabalho. Ainda mais quando o desempenho dele é altamente satisfatório para a empresa. Então, promova um momento que homenageie os destaques de um determinado período.
Você também pode oferecer bonificações financeiras, cursos ou eventos pagos pela empresa, como forma de agradecê-los pelo comprometimento e eficiência demonstrados no cumprimento de suas respectivas funções.
Conclusão
Por fim, práticas que valorizam seus colaboradores são essenciais para cumprir o “S” do ESG em sua transportadora. Inclusive, a imagem interna e externa da empresa passa a ser vista de um outro modo, porque agora ela faz parte de algo maior, isto é, a construção de um mundo cada vez melhor.
Além disso, valorizar seus colaboradores é estrategicamente ótimo. De acordo com a Universidade da Califórnia, colaboradores valorizados ficam cerca de 31% mais produtivos, 3x mais criativos e vendem 37% mais.
Então, não há porque não promover ações voltadas à valorização de seus colaboradores. É fundamental para o ESG, mas também para o crescimento e expansão dos resultados do negócio.
Gostou deste conteúdo sobre ESG? Veja também: como lucrar com o transporte sustentável de cargas!