A implantação da cultura ESG nas transportadoras é uma prática fundamental para as empresas que se preocupam com o meio ambiente e também com o bem-estar dos colaboradores.
O tema sustentabilidade se tornou bastante recorrente nos últimos anos, sendo pauta de discussões das empresas de logística pelo impacto desse segmento no meio ambiente.
Por isso, a cultura ESG ganhou destaque no mercado e nas empresas que apostam na conscientização ambiental e na satisfação dos seus funcionários. Certamente, esse perfil proporciona qualidade nos serviços e bem-estar para os colaboradores envolvidos.
Se quiser saber mais sobre isso, fique com a gente até o final do artigo e confira todas as informações.
O que significa a sigla ESG
A sigla ESG significa environmental, social and governance, e traduzindo para o português, ambiental, social e governança. Portanto, são as práticas adotadas pelas empresas nessas três áreas.
Aqui estamos falando do quanto uma transportadora está empenhada em minimizar impactos no meio ambiente, e em construir um mundo mais responsável para as pessoas do seu entorno.
Todos os princípios da ESG são essenciais para qualquer ramo de negócio, e isso não seria diferente para as transportadoras.
Por que é importante ter a cultura ESG nas transportadoras
Esse conjunto de padrões e de boas práticas dentro da cultura ESG visa definir se a transportadora trabalha de maneira socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.
O E do ESG (questões ecoambientais)
As ações dentro das transportadoras relacionadas ao E (Ecoambientais) são aquelas referentes à economia circular e reversa, cuidados com a natureza, uso consciente dos materiais de transporte, neutralidade de carbono entre outros.
Com um planejamento mais assertivo, certamente haverá uma gestão mais eficiente de todos os recursos empregados no negócio, inclusive a distribuição por parte das transportadoras.
O G do ESG (a governança das transportadoras)
Já o “G” afeta diretamente a saúde das empresas, visando o fortalecimento de princípios como a ética empresarial, construção de Códigos de Conduta formais, Transparência Tributária etc.
Estes instrumentos mostram transparência e responsabilidade da gestão da transportadora em priorizar a evolução nas práticas ESG.
O S do ESG (questões sociais e o bem-estar dos colaboradores)
É no pilar social “S” do ESG que as questões relacionadas ao capital humano ganham relevância. Existem dois lados fundamentais desse prisma social do ESG: bem-estar dos funcionários da transportadora e inclusão/diversidade.
O ESG aplicado aos colaboradores chegou para mostrar uma gestão transparente, íntegra e honesta, além de ter um olhar diferenciado para as relações pessoais. Isso significa cuidar bem de seus recursos humanos.
Certamente estas práticas terão um impacto na redução do turnover e na motivação das equipes, pois ao se sentirem bem, a vontade de fazer mais e melhor para a empresa é verdadeiramente maior.
Além disso ser algo extremamente importante para a imagem da empresa frente ao mercado, a implantação da cultura também pode ser estrategicamente excelente para os negócios.
Isso porque, alguns aspectos influenciam diretamente na performance dos funcionários, como por exemplo diversidade, inclusão, capacitação e preservação da força de trabalho e condições justas.
Ter um ambiente de trabalho nas transportadoras inclusivo e saudável gera um impacto direto na produtividade, já que segundo a OMS, até 2030, as questões relacionadas à saúde mental serão os principais responsáveis pelo afastamento das pessoas do trabalho.
Com as práticas do ESG, certamente haverá um olhar diferente para as condições dos colaboradores das transportadoras. Isso inclui as condições muitas vezes precárias que os motoristas vivem, onde eles param, como é feito o descanso, drogas ilícitas muitas vezes usadas, além da prostituição nas estradas.
A expectativa é que o S do ESG melhore as condições de trabalho dos profissionais, reduzam os acidentes nas estradas e valorizem estes colaboradores das transportadoras com iniciativas como benefícios, plano de carreira, entre outros.
Ressaltamos que a valorização do funcionário e a preocupação com o bem-estar, certamente contribui para o desenvolvimento de ambientes de trabalho mais sadios, dentro ou fora do escritório.
Além disso, é preciso lembrar do impacto positivo para as vendas, visto que hoje em dia, especialmente as gerações mais novas, não compram somente produtos, mas também os princípios e valores de quem está envolvido no negócio.
Conclusão
Ao ter índices relevantes de ESG, as transportadoras só terão impactos positivos.
Estas práticas são essenciais para o bem de toda a sociedade, já que esses benefícios têm um efeito cascata em toda a população.
Aqui estamos falando da sociedade e de todos os funcionários, já que uma empresa que pratica o ESG está realmente preocupada com os impactos que gera no meio ambiente e com o bem-estar dos seus colaboradores.
Sendo assim, não há como negar que toda a população é beneficiada. Sabemos que a adoção da ESG nas transportadoras não vai acontecer de um dia para o outro.
É fundamental ter uma estruturação que vem através da governança, onde deve ser aplicada a ética e ter o devido cumprimento das leis. Pensando no longo prazo, o ESG nas transportadoras oferece benefícios imensuráveis.
As práticas irão tornar o setor das transportadoras mais sustentáveis, modernas e transparentes para o mercado e para os funcionários, aumentando o engajamento destes colaboradores.
Portanto, o impacto positivo para o lucro dos negócios também vai acontecer. Além da melhor performance dos empregados das transportadoras, não podemos deixar de citar a imagem da empresa frente a possíveis investidores.
A transportadora que aderir ao ESG certamente passará a ser vista com outros, pois esse selo/carimbo traz confiança e segurança a toda comunidade envolvida.
O ESG nas transportadoras, portanto, só irá trazer vantagens para a sociedade, pois mostra que a empresa se preocupa com o meio ambiente, com a segurança e saúde de seus funcionários e com o melhor que pode oferecer através de seus serviços.
Gostou do nosso artigo? Realmente a cultura ESG é transformadora e muito promissora, tanto no aspecto empresarial quanto no social e ambiental. Se você tem uma transportadora, que tal adotar essa cultura em sua organização?
Quer saber mais sobre estes e outros assuntos? Acesse o nosso blog e continue sua leitura!