A adoção das normas ISO é uma forma de buscar maximizar a eficiência e colocar as empresas em patamares diferenciados. Elas são diretrizes aplicadas internacionalmente que, quando incorporadas na empresa, são capazes de proporcionar resultados surpreendentes.

As principais normas ISO existentes no mercado são a ISO 9000, a ISO 14000 e a ISO 50001. Cada uma delas está direcionada para um tema de gestão. Então, a primeira tem foco na gestão da qualidade. Já a segunda na gestão ambiental eficiente e a terceira em gestão de energia. 

E qual a relação delas com a sustentabilidade? Mais do que isso, com a sustentabilidade para o setor automobilístico? Continue lendo nosso artigo e vamos mostrar cada um desses pontos a seguir. Boa leitura!

Entenda os impactos das normas ISO

Entenda o que são as normas ISO

A sigla ISO significa International Organization for Standardization ou, em português, Organização Internacional para Padronização. As normas são, portanto, uma série de regras, criadas pela empresa homônima. 

O objetivo das normas ISO é realizar a padronização de condutas e processos em organizações e entidades públicas, em variados segmentos no mercado.

No Brasil, as normas ISO estão relacionadas com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A entidade padroniza determinadas questões que precisam ser seguidas pelas instituições nacionais.

  • Qual a importância das normas ISO para as empresas?
  • Cada conjunto de normas ISO é elaborado por um corpo de grandes especialistas na área correlata. Por meio de representantes de 91 países, é possível garantir a aprovação de normas de excelência em todos os campos técnicos.
  • As certificações proporcionam inúmeros benefícios para as organizações, como diferenciais competitivos, gestão de riscos, adesão às boas práticas de governança corporativa e seus consequentes resultados, e padronização internacional. 
  • As normas ISO ainda são capazes de determinar uma forma de organização empresarial consistente que melhora o fluxo das atividades internas. Isso gera aumento da produtividade, da satisfação das pessoas e, consequentemente, da qualidade de suas entregas.

Entenda a relação das normas ISO com a sustentabilidade

Entre as normas ISO, há a ISO 14000. Ela é responsável pela criação de normas e diretrizes para uma gestão ambiental eficiente. 

Por meio da ISO 14000, as empresas conseguem se adequar às legislações ambientais vigentes, ao nível nacional e internacional. Além disso, é possível criar um ambiente sustentável, que proporciona a valorização dos produtos ou serviços da organização.

Ou seja, o objetivo da norma é controlar os requisitos pertencentes aos possíveis impactos ambientais provocados pela atividade fim da empresa. A norma engloba organizações de qualquer tamanho e tipificação de atividade.

Entre os principais elementos que compõe a norma, podemos citar:

  • Política ambiental bem definida e suportada pela alta administração;
  • Identificação dos aspectos e impactos ambientais inerentes ao negócio;
  • Identificação dos requisitos, dentre eles os legais;
  • Estabelecimento dos objetivos e metas;
  • Programa de gerenciamento ambiental;
  • Auditorias internas e externas;
  • Treinamentos.

Entenda os impactos das normas ISO 14000 para a indústria

Apesar de ser uma norma voluntária, a ISO 14000 permite que a empresa demonstre sua preocupação com o meio ambiente. Este é um diferencial que o mercado tem exigido cada vez mais.

A partir de um sistema de gestão bem estruturado e focado no melhoramento contínuo, as empresas começam a ter economia com o melhor uso de recursos naturais e redução dos desperdícios.

ISO 14001:2015

A nova versão da ISO 14001, publicada em setembro de 2015 traz uma série de destaques, entre eles o alinhamento da Gestão Ambiental à estratégia da empresa, a gestão de riscos e a busca pela maior compatibilidade com as demais normas ISO. 

Isso significa que as empresas certificadas ISO 14001 possuem uma maior preocupação no gerenciamento dos aspectos ambientais durante o ciclo de vida do produto ou serviço da organização.

Ou seja, o foco é a melhoria do desempenho ambiental e não a melhoria do desempenho do sistema de gestão. A análise ocorre com mais ênfase às reais reduções de emissões, efluentes e resíduos que a empresa obteve com a implementação.

Qual a importância das normas ISO na indústria automobilística?

Focando especificamente na indústria automobilística, as normas ISO permitem que a empresa garanta padronização. Ou seja, é possível padronizar produtos e serviços, a qualidade dos produtos, a preservação ambiental, o controle da emissão de poluentes, entre outros. 

Entre os aspectos importantes da norma estão: 

  • Minimizar riscos, levando a melhores resultados de segurança;
  • Entregar produtos que atendam às expectativas do cliente;
  • Cumprir os requisitos regulamentares;
  • Atender padrões e diretrizes internacionais;
  • Melhorar a rastreabilidade de produtos e obter maior transparência;
  • Ajudar as organizações a responder de forma mais rápida e eficiente a questões que podem comprometer a segurança dos veículos;
  • Ter foco claro na melhoria contínua, prevendo defeitos e reduzindo variações e resíduos;
  • Melhorar o sistema de documentação com processos ágeis e seguros;
  • Ter práticas reconhecidas em gestão da qualidade e ambiental.

Entenda as alternativas para a redução das emissões atmosféricas emitidas por corporações

Entre as várias normas da série, há a ISO 14064. Ela é voltada para as emissões atmosféricas geradas por uma corporação/empresa. Ou seja, as empresas devem buscar alternativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. 

Carro elétrico: solução para redução de gases de efeito estufa

As empresas têm buscado muitas alternativas para se adequar às políticas ambientais do país, ou em uma busca de uma certificação como a ISO. Também pela maior preocupação das empresas com a parte ambiental de nosso planeta. 

Uma das tecnologias que já está no mercado são os veículos movidos a energia elétrica. Eles utilizam da propulsão por meio de motores elétricos, ao contrário dos mais utilizados hoje, movidos a motores de combustão.

Os veículos elétricos são considerados veículos de emissão de GEE’s zero e poderão ser uma das soluções para diminuição da emissão de GEE’s na atmosfera. As vendas globais, inclusive, aumentaram 43% em 2020 e analistas apontam que a paridade está próxima.

No país de maior sucesso, a Noruega, os veículos elétricos já representam 54% das vendas anuais de automóveis, percentual que alcança 83% quando inclui veículos híbridos.

Além da questão climática, a difusão de veículos elétricos atende a outros objetivos, como a redução da dependência de importação de derivados e a diminuição do ruído e a melhora na qualidade do ar nos centros urbanos. 

Outra vantagem dos veículos elétricos é a possibilidade de utilização das baterias veiculares como recurso energético distribuído.

Aproveite para continuar a leitura! Visite nosso blog e fique por dentro de mais conteúdos como esse.